sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vida Maria


Texto: Jefferson Gonçalves

Vida Maria” é um curta metragem de Márcio Ramos, feito para o Governo do Estado do Ceará. A trama se passa em um lugar seco e pobre do sertão nordestino. Por sua história fascinante e tragicamente verdadeira, ganhou o terceiro prêmio Ceará de cinema e vídeo. 


 
 


Vida Maria quer dizer vida de mulher, vida de mãe. Além de ser um dos nomes mais populares no mundo e representar a mãe de Jesus Cristo.
O filme conta sobre a vida Maria José, uma menina de cinco anos que para de estudar com o objetivo de ajudar a mãe. A animação é sem cortes, então a mudança de idade é representada pela troca de figurino.

Como a personagem abandona os estudos, segue a vida rotineira e pobre da mãe, que fez a mesma coisa. Não percebem o valor da educação, dos estudos. A ignorância tende a fazer com que as pessoas reproduzam o que as gerações passadas fizeram. Isto é, cometem os mesmos erros, tornando a vida um círculo vicioso. No caso do video, a personagem Maria José fez com a filha o mesmo que a mãe havia feito com ela.


É uma critica à falta de oportunidades para as crianças estudarem. E também a importância do estudo na vida de uma pessoa que, no caso de Maria, quebraria esse círculo de ignorância.
No decorrer da trajetória ela cresce, se casa, tem oito filhos e envelhece sem nunca ter a oportunidade, como nós, de estudar.
Apesar de ser um curta de oito minutos surpreende pela veracidade da história, cheia de conteúdo e simbologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário